Gravura da Praça de Santa Croce no século XVIII
Na Idade Média toda a zona onde hoje encontramos a atual Praça de Santa Croce era pantanosa e insalubre. Em 1228 os franciscanos se estabeleceram ali construindo um pequeno oratório e iniciaram a tratar e recuperar a terra realizando o que em italiano se chama “bonifica”.
A praça construída no final do século XIII depois da igreja sempre foi ao longo dos séculos palco de festas, celebrações, feiras e eventos populares.

No século XV ocorreram na praça vários torneios e cerimônias suntuosas, sendo o de 1469 um dos mais pomposos da historia florentina, na ocasião do noivado de Lorenzo o Magnífico dos Médici com Clarice Orsini, uma nobre romana. Ainda mais memorável foi o torneio que aconteceu 6 anos depois em honra ao irmão de Lorenzo, Giuliano de’ Médici. Na ocasiao o poeta e humanista Agnolo Poliziano com o seu poema “le Stanze per la giostra di Giuliano de’ Medici” conquistou o titulo de maior poeta florentino desde os tempo de Giovanni Boccaccio.

No ano de 1966, Florença teve uma das maiores inundações do Rio Arno que afetou drasticamente vários pontos da cidade. A zona onde esta localizada a praça e a Igreja de Santa Croce foi uma das que mais sofreram danos e perdas com a enchente, aonde o nível da água do rio chegou a alcançar até 3 metros de altura.

A praça é ainda hoje palco de varias manifestações artísticas e populares, sendo a principal delas, as partidas do Calcio Histórico Florentino, que é uma espécie de rugby medieval jogado todos os anos no dia 24 de junho, dia de São João Batista, padroeiro de Florença.

