Hoje, dia 29 de outubro, o Grande Museu do Duomo de Florença abre suas portas apresentando seu acervo de obras realizadas por alguns dos mais importantes artistas italianos dos séculos XIII, XIV e XV como Arnolfo, Ghiberti, Donatello, Lucca della Robbia, Antonio Pollaiolo, Verrocchio e Michelangelo, em um espaço de 6000m2 de superfície com 28 salas distribuídas em três andares com mais de 750 obras de arte para contar 720 anos de historia!
O complexo arquitetonico formado pela Catedral Santa Maria del Fiore, o Batistério de São João completamente restaurado, o Campanário de Giotto, a Cupula de Brunelleschi, a Cripta de Santa Reparata e o Museu da Opera del Duomo sera acessivel com um unico bilhete no valor de 15 euros.


A Catedral de Florença fundada pela Republica Florentina no dia 8 de setembro de 1296, dia em que foi colocada a primeira pedra pelo arquiteto Arnolfo de Cambio, completa quase 720 anos de historia e em ocasiao do V Convenio Eclesiástico Nacional, que acontecerá em Florença entre os dias 9 e 13 de novembro com a presença de Papa Francisco, a cidade inaugura um novo museu composto por salas que comportam a maior concentração de esculturas monumentais florentinas no mundo: estatuas e relevos medievais e renascentistas em mármore, bronze e prata realizados pelos maiores artistas da época. Obras primas que na maioria das vezes adornavam as fachadas, mas também o interior das edificações religiosas que compõem o complexo.
Entre elas, a sala do Paraiso com a reproduçao na escala de 1:1 da inacabada Fachada de Arnolfo, com as esculturas remanescentes realizadas pelo escultor e arquiteto da Catedral que foi “desmontada” na segunda metade do século XVI, além da original Porta do Paraiso de Lorenzo Ghiberti, obra prima do Renascimento realizada na primeira metade do século XV.


O “Grande Museu do Duomo” é etapa fundamental para quem visita Florença, um local onde fé, arte e historia se reúnem em um único complexo arquitetônico, artístico e espiritual localizado no coração religioso da capital do Renascimento italiano.
Extraordinariamente hoje o museu abre gratuitamente das 14:30 às 18:00. Para uma visita guiada ao complexo e ao museu em língua portuguesa entre em contato conosco aqui.