O Museu Gucci de Florença tem sede no edifício que foi destinado no século XIV ao Tribunal da Mercadoria (Mercanzia em italiano) localizado na histórica Piazza della Signoria, no coração histórico de Florença e fundado sobre as ruínas do antigo teatro romano de Florentia graças aos comerciantes de tecidos, produtores de lã e tecelões de seda da cidade, e se transforma em uma base administrativa muito potente que contribuí à ascensão de Florença enquanto centro comercial e cultural no Renascimento europeu.
Este tribunal era composto por seis advogados estrangeiros e seis conselheiros da cidade de Florença, escolhidos pelas guildas ou “corporações das Artes maiores de Florença”, para avaliar as causas entre os mercantes florentinos em qualquer parte do mundo e as controvérsias comerciais entre os componentes das corporações das “Artes de Florença”.
Antigamente a sala a Audiência deste imponente palácio possuía obras de importantes artistas do renascimento e que hoje se encontram no museu Galleria degli Uffizi. Os artistas são os irmãos Pollaiolo e Sandro Botticelli, que pintaram entre os anos de 1469 e 1470 uma série de virtudes (da esquerda para a direita): Esperança, Caridade, Fé, Justiça, Prudência, Temperança, dos irmãos Pollaiolo e a Fortaleza de Botticelli.
Ainda é possível ver na fachada a escrita: Omnis sapientia a Domino Deo est (Toda a sabedoria vem do Senhor Deus). E ainda uma imagem do Redentor esculpida em pedra e todos os estemas das corporações das Artes de Florença.

O edifício sofreu uma importante restauração em 1905, e novamente para a inauguração em 26 de setembro de 2011 como sede do Museu Gucci, aberto em ocasião do 90° aniversario da marca florentina Gucci.
No decorrer dos séculos, o Palácio da Mercadoria hospedou muitas figuras ilustres, desde altos funcionários a membros da família Médici. Mas é a sua veste atual de sede do Museu Gucci que reflete a sua origem enquanto ponto de referencia para a arte e o artesanato de Florença.
O museu é composto por uma elegante cafeteria e restaurante uma gift shop e store com uma serie de produtos exclusivos da marca e uma livraria no andar térreo do edifício composta por um vasto elenco de publicações dedicadas a arte, moda, fotografia e arquitetura.
No pavimento térreo uma coleção de brasões pertencentes às antigas corporações das artes dispostos ao lado do brasão da família Gucci, uma homenagem nos anos 50 a provável descendência da família composta por antigos artesãos da renascença de selas de cavalos.
Nos andares superiores o museu ocupa três andares com um total de 1715 m2 contanto 90 anos de historia da Maison, cujos artigos de luxo em pele fez desta uma empresa líder no mercado.
Fonte das imagens: http://www.guccimuseo.com/it/
O acervo do museu documenta a herança criativa e cultural da família Gucci em um contexto cuja marca é profundamente ligada à capital da Toscana e encontra sua sede em um dos edifícios mais representativos da cidade, marcando um ponto de profundo contato na historia de ambos.
Esta em Florença e quer montar um percurso para conhecer o museu Gucci e obras de importantes mestres do Renascimento, com direito a um delicioso capuccino no café do museu? Entre em contato conosco clicando aqui!