Uma das festas tradicionais celebradas em Florença é a Epifania que na religião católica esta relacionada ao momento da manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus, quando o mesmo se auto-conclama filho do Criador.
A data marca para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Belchior, Gapar e Baltazar.

Nesta data comemorada no dia 6 de janeiro encerram-se os festejos natalícios, sendo o dia em que são desarmados os presépios e, por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.
Em Florença um cortejo histórico atravessa a cidade com homens e mulheres vestidos em trajes antigos acompanhando os três reis magos que levam as ofertas ao Menino Jesus até um belíssimo presépio montado para o Natal em frente ao Duomo de Florença. O presépio se transforma em presépio humano para a celebração do evento!
Os músicos e o cortejo formado pelos “sbandieratori” dos Uffizi fazem da celebração um espetáculo a parte, com performances com as bandeiras históricas da cidade acompanhadas pelas autoridades locais a partir do Palazzo Vecchio.
Para quem estiver na cidade neste período não perca esta festa! Vale a pena mesmo se a Praça do Duomo neste dia estiver lotada de turistas e florentinos!