Desde a Idade Média a data 24 de junho è sempre sinônimo de festas em toda a capital da Toscana. Nos séculos VI-VII São João é padroeiro da cidade, mas somente no século XI que da inicio às festas em memória do santo no dia 24 de junho. A escolha de São João Batista como padroeiro da cidade foi graças aos seus ensinamentos bem como sua personalidade corajosa e batalhadora.

Ainda hoje no dia 24 de junho se tem a Santa Missa e o cortejo histórico que passa pelo Palazzo Vecchio, Piazza della Singoria e Piazza Duomo. O desfile em trajes do século XV evoca as celebrações oficiais realizadas durante a república florentina, testemunhando o passado glorioso de Florença.
Só então às 22hs o show de fogos de artifício pode ser visto de vários pontos ao longo do rio Arno. A tradição de fogos em homenagem à memória de São João Batista tem origem em 1826, na Piazza della Signoria, embora hoje aconteça a partir do Piazzale Michelangelo. Para quem queira vislumbrar um cenário magnífico com a Ponte Vecchio em primeiro plano, a vista a partir da Ponte Santa Trinità é uma excelente opção.
