A região do Val d’Orcia onde se encontra localizado o burgo medieval de Montalcino é uma das regiões mais bonitas da Toscana e foi ocupada desde a pré historia e pela população etrusca, além de ter sido na Idade Média uma das etapas da via francigena se transformando em passagem de peregrinos, mercantes, cavalheiros e exércitos provenientes do norte da Europa em direção a Roma.
Montalcino terra de grandes vinhos, o mais conhecido deles, o Brunello di Montalcino foi realizado pela primeira vez com a uva em pureza Sangiovese Grosso ou mais conhecida como Brunello, por Ferruccio Biondi Santi neto de Clemente Santi.


Clementi Santi foi o primeiro a perceber a potencialidade deste clone do Sangiovese, o Sangiovese Grosso, e em 1860 produz um vinho que não era o atual Brunello, mas que demonstrava características excelentes e de grande duração.
O Brunello di Montalcino é reconhecido em 1980 como produto DOCG: Denominação de Origem Controlada e Garantida, selo de qualidade que estipula uma serie de regras especificas para a produção do vinho, ligadas ao território, ao tipo de uva, ao envelhecimento, à coloração, ao aroma, ao teor alcoólico, à acidez, entre outros.
O Brunello de Montalcino envelhece em barris de carvalho por no mínimo dois anos e mais quatro meses no mínimo em garrafa e sua venda é disponível somente cinco anos após a sua colheita.
Em Montalcino são produzidos outros vinhos importantes como o Rosso di Montalcino, o Sant’Antimo e o Moscadello di Montalcino, este ultimo produzido desde o século XIX.
Quer reservar um tour enogastronomico em Montancino e visitar uma das regiões mais belas da Toscana? Clique aqui!
Follow me